http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2017/11/apneia-do-sono-coracao-vivo.jpgO que é Apneia do Sono e como ela interfere na sua saúde
 

O que é Apneia do Sono e como ela interfere na sua saúde

Saiba que a Apneia do Sono, além de atrapalhar seu dia a dia pode interferir em sua saúde e literalmente tirar o seu sono! Conversamos com o Dr. Bruno Nogueira, Médico Cardiologista da Clínica Coração Vivo, Especialista em Cardiologia pelo Instituto do Coração – HCFMUSP e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Diretor Científico da SOCESP regional Vale do Paraíba, que nos contou mais como ela funciona, qual a repercussão para sua saúde e como prevenir e tratar.

1) Doutor Bruno, o que é apneia do sono?

Apneia do sono é uma síndrome que se caracteriza por pequenas paradas respiratórias durante o sono, podendo gerar o que chamamos de microdespertares e, sem que o paciente perceba que acordou, ocorre literalmente várias pausas na respiração. Essa condição é potencialmente grave pois está relacionada à várias doenças como Hipertensão arterial, doenças no sistema cardiovascular, obesidade, diabetes mellitus, déficit de memória e depressão. O mais importante é que tem como ser diagnosticada e tratada.

2) É verdade que muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono?

Sim é muito comum, contudo existe alguns sinais como ronco, sonolência diurna, sono não reparador, déficit de memória, irritabilidade, cefaléia (dor de cabeça) matinal, que devem ser valorizados e indicar uma pesquisa. Sabemos que 3 em cada 10 homens e 1 em cada 5 mulheres têm Apneia Obstrutiva do Sono.

3) Como podem fazer para descobrir se tem apneia do sono, tem exames específicos?

Como falei acima alguns sinais clínicos são importantes para nos sinalizar, mas existe um exame chamado Polissonografia que dá o diagnóstico e o grau da Apneia. Existem clínicas do sono, nas quais o paciente tem seu sono monitorado nos parâmetros de saturação de oxigênio, eletrocardiograma, eletroencefalograma, mas hoje já está disponível a polissonografia domiciliar em que o paciente leva o aparelho para casa e consegue monitorar com ótima acurácia e conforto.

4) E qual a sua relação com doenças cardiovasculares?

A Apneia Obstrutiva do sono se relaciona com o aumento de doenças que são consideradas fatores de risco para Infarto ou AVC (derrame), como pressão alta, arritmia, diabetes, alterações nos níveis de colesterol no sangue e obesidade. Quando há a parada respiratória ocorre queda da oxigenação nos órgãos, gerando uma queda da nutrição de oxigênio do corpo, acelerando a morte das células, a liberação de alguns hormônios de maneira inadequada e favorecendo o aparecimento de doenças e da piora da qualidade de vida.

5) Como é feita a prevenção ou tratamento?

Medidas clínicas como perder peso, não ingerir bebida alcoólica a noite, evitar medicamentos que sabidamente relaxam a musculatura do pescoço como calmantes e benzodiazepínicos podem ajudar muito. Também pode ser usado um aparelho chamado CPAP, que é um máquina que gera um fluxo de ar contínuo (pressão positiva) que impede a queda da língua que gera a obstrução da respiração. Também existem tratamentos ortognáticos, afastadores de língua (aparelhos intraorais) e até em casos muito específicos, o tratamento cirúrgico.

Sono tranquilo

Com o diagnóstico e tratamento adequados quem sofre com a Apneia do Sono pode ter de volta suas noites tranquilas de sonos. Consulte seu médico.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation