Aterosclerose: o que é?
 

Aterosclerose: o que é?

A doença aterosclerótica é a principal causa de óbito no Ocidente, tem caráter progressivo, inicia-se na infância e irá manifestar-se clinicamente nos homens por volta dos 55 anos e nas mulheres aos 65 anos .A principal causa dessa doença é o acúmulo de colesterol nas artérias. Esse acúmulo ocorre devido a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas presentes, por exemplo, em frituras, carnes vermelhas, embutidos, doces e também pelo sedentarismo e tabagismo.

Suas principais manifestações clínicas são as doenças cerebrovasculares (AVC) e a doença arterial coronária (Infarto do miocárdio). Em 1996, 29% da mortalidade mundial foi atribuída a AVC, e o Infarto do miocárdio representou quase metade dessas mortes.

Atualmente, mais de 4,5 milhões das mortes nos países em desenvolvimento são causadas pela doença aterosclerótica. Estima-se que o infarto do miocárdio será a principal causa de morte nos países em desenvolvimento até o ano de 2020.

Desse modo medidas preventivas como alimentação saudável, atividade física regular, redução de estresse e tratamento da depressão, assim como visitas regulares ao consultório médico para controle de doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus e colesterol elevado. Essas são as medidas mais eficazes para diminuir a mortalidade por essa doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Author Description

Dr Bruno Nogueira

CRM 104982 - Formado pela Faculdade de Medicina Estadual de Marília. Residência Médica em Clínica Geral pelo Hospital Santa Marcelina -SP e Residência Médica em Cardiologia pelo Instituto do Coração – HCFMUSP, membro da Diretoria da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Regional Vale do Paraíba (Biênios 2012-2013 e 2014-2015) e Especialista em Cardiologia Pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

No comments yet.

Join the Conversation