http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/10/chegar-a-terceira-idade-nao-significa-pendurar-as-chuteiras-coracao-vivo.pnghttp://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/10/chegar-a-terceira-idade-nao-significa-pendurar-as-chuteiras-coracao-vivo.pnghttp://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/10/chegar-a-terceira-idade-nao-significa-pendurar-as-chuteiras-coracao-vivo.pngChegar à terceira idade não significa pendurar as chuteiras
 

Chegar à terceira idade não significa pendurar as chuteiras

A expectativa de vida do brasileiro está aumentando e com os anos extras vindo por aí surge uma grande pergunta: como vamos viver bem durante a velhice? A melhor resposta seria que devemos nos preparar para isso desde a juventude, já que as atitudes que tomamos ao longo da vida se refletem na terceira idade e os hábitos saudáveis mostrarão seus resultados no futuro.

Uma ideia comum no passado era que ao chegar à terceira idade seria o momento de encerrar todas as suas atividades e aproveitar a aposentadoria descansando, depois de uma longa vida de trabalho e realizações.

Hoje, com ajuda dos avanços da medicina, podemos aproveitar mais a aposentaria se mantendo ativos e produtivos, seja ainda no trabalho ou no lazer.

Mens sana in corpore sano

A máxima em latim, muito utilizada para exaltar os benefícios à saúde mental para quem pratica exercícios físicos, é traduzida para o português como “uma mente sã num corpo são” e nunca foi tão correta quanto nos dias de hoje, principalmente para quem tem mais de 50 anos. Hoje em dia acrescentamos à essa fórmula um terceiro item: o checkup. O acompanhamento médico é essencial para que os outros dois itens tenham sucesso na manutenção da saúde em idade mais avançada.

Importante ao praticar exercícios físicos: com mais movimento e mais ação aumentam as chances de lesões, quedas e as temíveis fraturas. Não deixe de ter personal trainer ou espaço especializado na terceira idade.

Cuidando do corpo: atividade física

Ao chegar na terceira idade, independente da condição física prévia, devemos buscar exercícios que que melhorem a condição aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo, que são pilares da saúde física.

As opções são tantas e as mais diversas possíveis, mas cada uma tem as suas características que devem ser consideradas de acordo com sua disposição e, claro, com a ajuda do seu médico.

Listamos aqui algumas atividades físicas que contribuem para a saúde na terceira idade:

  • Natação
  • Hidroginástica
  • Caminhada
  • Corrida
  • Ciclismo
  • Biodança
  • Yoga
  • Pilates
  • Tai chi chuan

Chegar à terceira idade não significa pendurar as chuteiras - coração vivo 2

Cuidando da Mente: atividade intelectual

Ao mesmo tempo que praticar exercícios ajuda a manter a mente sã, as atividades intelectuais, culturais e sociais também são importantes para uma saúde plena, funcionando como uma verdadeira fisioterapia mental. Algumas atividades que podem ser desenvolvidas na terceira idade que vão fazer bem para a cabeça:

  • Fazer cursos
  • Participar de clubes
  • Ler livros e revistas
  • Jogos como xadrez, palavras-cruzadas ou sudoku
  • Estar junto dos amigos e familiares

Chegar à terceira idade não significa pendurar as chuteiras - coração vivo 3

Checkup: acompanhamento médico

A partir dos 45 anos tanto homens quanto mulheres devem fazer um checkup pelo menos uma vez por ano. Descobrir precocemente qualquer problema aumenta as chances de sucesso no tratamento. E o acompanhamento constante ajuda também a tratar doenças crônicas relacionadas à idade.

O segredo

Enfim, a chave para aproveitar da melhor maneira possível a terceira idade é cuidar da saúde da mente e do corpo, com atividades físicas e muita atividade intelectual. Sempre exercitando ambos, mas com moderação e acompanhamento médico, vão aumentar sua qualidade de vida para que você aproveite mais a “melhor idade”.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation