http://i2.wp.com/coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2016/03/chocolate-bem-pra-saude-coracaovivo.jpgChocolate também faz bem para a saúde
 

Chocolate também faz bem para a saúde

Saiba que o chocolate que é tão querido por grande parte da população pelo seu sabor também faz bem a sua saúde.

Além de ser uma grande fonte de energia, proporcionar bem-estar e grande sensação de prazer ao ser consumido, o chocolate é mais saudável do que pensávamos! De acordo com uma pesquisa de 2008 da Universidade Católica da América, nos Estados Unidos, ingerir 6,7 gramas por dia de chocolate meio amargo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Chocolate amargo e cacau

Mas não é todo tipo de chocolate que é mais saudável. Somos capazes de medir o quão saudável é pela quantidade de cacau, gorduras e açúcares em sua composição. O mais saudável é o amargo, que tem 70% de cacau na sua formulação e menos gorduras e açúcares que o ao leite e o branco.

O cacau é uma grande fonte de flavonoides, compostos antioxidantes que aumentam a concentração de HDL, o colesterol bom, e ainda reduzem o colesterol ruim. Também promovem a saúde do coração reduzindo a pressão sanguínea, a tendência à agregação de plaquetas (evitando infarto e acidente vascular cerebral) e a diminuição da oxidação do LDL colesterol.

Outras características do chocolate amargo

  • Em cada 50 gramas é possível encontrar 80 miligramas de teobromina, uma substância muito semelhante à cafeína e tem ação diurética e estimulante do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos;
  • O chocolate tem em sua composição alguns minerais como manganês, potássio e magnésio, algumas vitaminas como as do Complexo B;
  • Também parte da sua formulação tem o Ácido Oleico, que é uma gordura insaturada que ajuda a reduzir o colesterol.

Mas como tudo, o excesso faz mal

As vantagens para a saúde vem do consumo moderado do chocolate, dada sua composição o excesso pode causar mais problemas do que trazer benefícios para você.
O consumo excessivo de chocolate pode levar ao excesso de peso e a doenças crônicas como Diabetes e Dislipidemias. Pode também causar osteopenia – diminuição de cálcio dos ossos e osteoporose – perda de massa óssea.

Consumo consciente

Enfim, saboreie com consciência e moderação, para apreciar seu sabor e aproveitar todas as vantagens sem nenhum risco para a sua saúde!

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation