http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2017/10/ansiedade-causada-pelas-redes-sociais-Coracao-Vivo.jpgCrescimento das mídias sociais e impacto na saúde
 

Crescimento das mídias sociais e impacto na saúde

A crescente importância das mídias sociais em nossa sociedade traz inúmeros benefícios, mas o seu uso desordenado pode acarretar transtornos, como por exemplo a ansiedade e isolamento social.

Como podemos estar preparados para usar as redes sociais de forma mais saudável?

Conversamos com os profissionais da Clínica Coração Vivo, Jennifer França, Psicóloga, Especialista em Psicologia Hospitalar em Cardiologia pelo Instituto do Coração – HCFMUSP, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia e Diretora Executiva do Departamento de Psicologia da SOCESP, e Dr. Bruno Nogueira, Médico Cardiologista, Especialista em Cardiologia pelo Instituto do Coração – HCFMUSP e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Diretor Científico da SOCESP regional Vale do Paraíba.

1) Jennifer, como o uso crescente das redes sociais podem impactar em nossa saúde mental e emocional?

Há uma crescente utilização das mídias sociais hoje em dia, e esse crescimento deve ser observado com cautela no que tange a saúde emocional das pessoas. Há um estudo americano publicado em um grande Periódico de Medicina Preventiva sobre esse aspecto. Segundo este estudo, utilizar mais de 2 horas por dia as mídias sociais e entrar mais de 58 vezes por semana, aumenta o risco de isolamento social. Esse isolamento social pode contribuir para depressão e ansiedade. Muitas vezes busca-se a mídia social na busca de sensação de estar inserido em determinado grupo, mas o que observamos muitas vezes é o oposto. Ou porque não foi convidado para aquela festa em que todos os amigos estão, ou porque não tem a vida “feliz” do outro, ou ainda porque sua publicação não fez tanto sucesso, o que traz uma sensação de fracasso, gerando muitas vezes ansiedade e depressão.

2) Até onde o uso das mídias sociais pode ser considerado prejudicial?

Precisamos ficar atentos para uma situação de dependência e da constante necessidade da opinião e aprovação dos outros. Alguns sinais de distúrbios emocionais, como mudanças de humor sem aparente razão, mudança na qualidade do sono e maior isolamento social devem ser valorizados e discutidos.

3) Como podemos lidar com isso e ter uma relação mais saudável acessando as mídias sociais?

Redes sociais devem servir para entretenimento, contatos de trabalho, conhecimento. Deixar as redes sociais dominar sua vida é um perigo. Precisamos observar o tempo gasto com esse entretenimento. 30 minutos diários e não mais que 9 vezes por semana é o que aponta o estudo que mencionei como algo seguro. Desconecte-se do virtual e tenha contato com pessoas de forma presencial. Converse, ria, divirta-se e crie relações reais e não somente no plano virtual.

4) Dr. Bruno, em relação aos assuntos sobre saúde, as mídias sociais propagam uma gama imensa de dietas, tratamentos que prometem ser milagrosos. Como evitar as ciladas?

A Medicina é uma área muito dinâmica e diariamente surgem novas evidências, novos medicamentos e formas novas de tratar “velhos problemas”.
Hoje, digo sem medo, que é praticamente impossível acompanhar todos os estudos científicos sérios que estão sendo realizados. Por isso que as sociedades médicas, por meio de seus conselhos elaboram o que chamamos de Diretrizes, que são compêndios das melhores e mais confiáveis informações e que inclusive orientam os médicos em qual seria o grau de recomendação de cada conduta, desde altamente recomendável até aquelas que não devem ser empregadas. Assim a busca da informação em locais corretos como: seu médico de confiança, sites das sociedades como a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Sociedade Brasileira de Diabetes e assim por diante, aumentam as chances de você receber uma orientação balizada.
Agora quando nos deparamos com informações que surgem na internet com a opinião de um só especialista sem a devida comprovação, ou de uma dieta que promete algo que de maneira racional seria quase impossível, temos que ter cautela em tomar aquilo como verdade absoluta e colocar a saúde e a vida em risco.

Aproveite com moderação

Os avanços proporcionados pela internet, principalmente pelas mídias sociais são importantes e elas definitivamente fazem parte de nossas vidas, mas como tudo que é bom, em excesso pode causar algum mal. Então pode aproveitar, mas com moderação.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation