http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2017/07/cuidados-frio.jpg4 cuidados especiais com o coração nos meses mais frios do ano
 

4 cuidados especiais com o coração nos meses mais frios do ano

A expressão “aqueça seu coração” ganha outra conotação quando o assunto é saúde cardíaca e os meses mais frios do ano.

No inverno acontecem diversas alterações em nosso corpo como resposta ao frio e muitas delas podem dar trabalho extra para o nosso coração, por isso é tão importante tomar alguns cuidados especiais nessa época de temperaturas mais baixas.

Preparamos uma lista de 4 cuidados para quem quer manter o coração “aquecido” e mais saudável:

1 – Gripes e Resfriados

Doenças respiratórias como a gripe e resfriado, mais comuns nessa época do ano, causam uma sobrecarga no sistema circulatório, fazendo o coração bombear mais sangue. Essa sobrecarga pode descompensar quadros cardiológicos pré-existentes, além de aumentar o risco de infarto e também de AVC.

Por isso é tão importante a vacinação, principalmente contra a gripe.

2 – Mãos, pés e nariz gelados

No inverno há uma maior retenção de líquidos que somada a contração dos vasos sanguíneos por causa do frio reduz a circulação de sangue, principalmente nas extremidades do corpo como mãos, pés e nariz. Em alguns pacientes esse processo pode aumentar a pressão concentrando o sangue nas áreas mais centrais do corpo. A dica é manter-se sempre aquecido, com atenção redobrada às mãos com uso de luvas, por exemplo.

Leia mais em Os riscos de doenças cardíacas aumentam no inverno.

3 – Alimentação mais pesada

Quanto mais frio, maior a vontade de comer comidas com excesso de gordura que aumenta os índices de colesterol e excesso de sal que é ruim para pressão arterial. Outro ponto de atenção é a ingestão de bebidas alcóolicas com a desculpa de “esquentar o corpo”, são altamente calóricas e seu uso pode levar ao alcoolismo e problemas com o fígado.

Para esquentar o corpo aposte em chás e cafés, com cuidado para não exagerar no açúcar.

Pode aproveitar o cardápio da temporada, mas com moderação. Leia mais em Aproveitou as festas juninas e julinas e pesou a consciência? Saiba que nem tudo o que comeu faz mal a saúde!.

4 – Menor atividade física por conta do frio

Com a queda das temperaturas também diminui o pique para se exercitar. Manter uma atividade física no inverno é importante e deve seguir orientações para que seja benéfica para sua saúde.

As recomendação de manter atividade física moderada, acompanhar a pressão e os índices de glicose, peso e colesterol e fazer um acompanhamento com seu médico, são essenciais para qualquer época do ano para manter a saúde do coração em dia.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation