Enfrentando Desafios
 

Enfrentando Desafios

No mundo de hoje todos estamos sujeitos a enfrentar situações estressantes. É possível atenuar, senão evitar, muitos desgastes estando preparados psicologicamente para essas situações. A seguir leia algumas dicas para melhorar seu enfrentamento perante as diversas situações da vida moderna.

  1. Não enfrente um desafio sem antes pensar, planejar para só depois agir.
  2. Quando queremos, podemos ser melhores do que pensamos ser.
  3. Jamais podemos perder a crença em nós mesmos e devemos buscar alternativas diferentes para desafios diferentes. Pois é bom mudar de tática quando se descobre que o desafio exige alternativas diferentes.
  4. Se desafios diferentes exigem estratégias diferentes e se somos capazes de usá-las, algumas vezes é necessário somar qualidades para alcançar objetivos.
  5. Uma grande qualidade humana é saber aceitar suas imperfeições e seus limites, mas não se dobrar a eles e, com bom senso e serenidade, buscar soluções criativas.
  6. Devemos assumir nossas limitações e saber pedir e, principalmente, aceitar ajuda.
  7. Devemos ter medo do medo irracional, de não nos acreditarmos capazes… O maior covarde do mundo é aquele que tem medo de ter coragem.
  8. O homem é devorado por seus próprios erros. Nunca devemos mentir para nós mesmos, inventando desculpas para os erros cometidos.
  9. Não aceite mentiras, fazendo-as verdades e às vezes agindo de maneira incorreta por força de uma tola crença.
  10. Todo problema envolve muitos desafios, pois uma verdadeira guerra se vence quando vencemos muitas batalhas. De nada adianta a gente pensar em um grande problema, sem a capacidade de decompô-lo em partes, e passo a passo, vencer cada uma das dificuldades.
  11. Muitas vezes para vencer um obstáculo é necessário saber recuar e esperar o momento certo. A esperteza, agilidade, paciência valem pouco sem a cultura, a informação e o conhecimento.
  12. A importância da ajuda, o saber ouvir levam e competência para confiar em si, e dar o seu melhor.

Os 12 Trabalhos de Hércules.

Author Description

Psic. Jennifer França

CRP 06/73561 - Formada em Psicologia pela Universidade de Taubaté. Especialista em Psicologia Hospitalar em Cardiologia pelo Instituto do Coração – HCFMUSP, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia e Diretora Científica do Departamento de Psicologia da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Biênio 2016-2017).

No comments yet.

Join the Conversation