http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2018/10/estresse-pre-eleicao-entrevista-jennifer-franca-coracaovivo.jpgInsônia e taquicardia? Jennifer França fala sobre tensão pré-eleitoral no R7
 

Insônia e taquicardia? Jennifer França fala sobre tensão pré-eleitoral no R7

A “tensão pré-eleitoral” este ano está mais intensa em comparação a eleições passadas, segundo a psicóloga Jennifer França, diretora do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Insônia e taquicardia? Saiba se você sofre de ‘tensão pré-eleitoral’

Isso se deve a uma maior participação das pessoas na questão política. Quanto mais envolvido politicamente, maior o sofrimento”, Jennifer explica.

A indefinição sobre como será formado o segundo turno é ainda um ingrediente a mais para elevar a ansiedade. “As pessoas sabem que farão sua parte, mas o resultado depende do coletivo”, diz. “A ansiedade é um medo diante da situação de um futuro incerto. E assim é uma eleição”, a psicóloga completa.

Ela afirma que essa tensão pode afetar a saúde gerando sintomas como taquicardia, agitação, mudança na qualidade do sono, como dificuldade para dormir ou acordando antes da hora, falta ou excesso de fome. “Isso pode se refletir na saúde. A tensão libera hormônios como a adrenalina e o cortisol. A imunidade também pode ficar comprometida, dando espaço a doenças oportunistas, como a gripe. Pessoas com doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, por exemplo, devem ficar mais atentas.

Leia a matéria de Deborah Giannini na íntegra no site R7

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/