Medida Residencial da Pressão Arterial (MRPA)
 

Medida Residencial da Pressão Arterial (MRPA)

A monitorização residencial da pressão arterial (MRPA), é o registro da pressão arterial (PA) realizada pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada, por um período que pode variar de 3 a 5 dias, no domicílio ou no trabalho. A MRPA deve ser realizada com um aparelho validado, que faz a verificação da PA de forma precisa.

Orientações para realizar o exame MRPA

  1. Realizar as medidas em ambiente tranqüilo , com temperatura agradável, sem estar de bexiga cheia , ser ter feito exercícios físicos há 60 minutos, sem ter ingerido álcool, café, alimentos ou fumado até 30 minutos antes. O paciente deverá estar em repouso de pelo menos 5 minutos antes do início das medidas. Não se deve falar durante as medidas.
  2. Realizar 3 medidas antes da tomada dos medicamentos (caso faça uso de medicação) ou antes do desjejum (naqueles que não usam medicação pela manhã) e mais 3 medidas antes do jantar ou duas horas após, (totalizando 6 medidas).
  3. Realizar a medida na posição sentada após 2 minutos de repouso, com as costas apoiadas e as pernas descruzadas, com intervalo entre as medidas de 1 minuto. As medidas deverão ser realizadas nos dias e horários determinados , sem alterar a rotina do indivíduo.
  4. Utilizar sempre o mesmo braço definido no dia das instruções, apoiado na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima e sem movimentação durante as medidas.
  5. Colocar o manguito ( bolsa de borracha ) no braço livre de roupas sem garroteamento por roupas apertadas.
  6. Não usar o aparelho para efetuar medidas em outras pessoas que não aquela que está fazendo o exame. Não modificar o esquema de medicação baseado nas medidas realizadas durante a MRPA.
  7. Importante: trazer 4 pilhas alcalinas novas, tamanho AA.

Se tiver alguma dúvida quanto a preparação para o exame, ligue (12) 3911 2937 / 98111 0631.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/