http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2012/11/tabagismo.jpgTabagismo
 

Aprenda como lidar com a vontade de fumar e o estresse

Evite situações difíceis enquanto você está tentando parar de fumar. Tente diminuir o seu nível de estresse. Reserve tempo para você fazer coisas agradáveis. Exercícios físicos como andar, correr ou nadar são muito úteis nesta fase.

Fique bastante atento para aquelas situações que fazem você sentir vontade de fumar, por exemplo:

  • Ficar perto de outros fumantes
  • Estar sob pressão de fazer as coisas muito rápido
  • Discutir com alguém
  • Sentir-se triste ou frustrado
  • Bebidas alcoólicas
  • Café
  • Após o almoço
  • Após acordar

A saída para lidar com a vontade intensa de fumar é você se distrair dos pensamentos relacionados a fumar: converse com alguém, ocupe-se, veja televisão, leia um livro.

Três estágios (parar de fumar)

Preparando-se para parar: É o estágio mais importante, e pode durar de dias a anos. Muitas vezes as pessoas planejam parar de fumar, mas ficam adiando indefinidamente. Acabam tendo a vontade, mas adiam a ação.

Parando de fumar: Neste estágio você precisa de apoio familiar, orientações médicas e uma série de informações práticas sobre como transformar a sua vontade em ação.

Recaída: Darei aqui algumas dicas de como evita-la:

Pense bem sobre as seguintes perguntas antes de tentar parar:

  1. Porque eu quero parar?
  2. Quando eu tentei no passado, o que ajudou e o que não ajudou?
  3. Qual será a situação mais difícil de ficar sem um cigarro após eu parar?
  4. Quem poderá me ajudar durante as primeiras semanas? Minha família? Meus amigos? Meu profissional de saúde?
  5. Que prazer eu obtenho do cigarro? Será que serei capaz de parar?

Obtenha apoio profissional se não conseguir sozinho: Um aconselhamento aumenta em muito as suas chances de se tornar um ex-fumante. É um tipo de aconselhamento breve e direcionado exclusivamente para você parar de fumar. Os estudos científicos têm mostrado que, quanto mais aconselhamento você tiver, maiores as suas chances de parar de fumar.

Os principais riscos do tabagismos

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco

  • 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
  • 5 vezes maior de sofrer infarto
  • 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
  • 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

Se parar de fumar agora…

  • após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
  • após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
  • após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Author Description

Psic. Jennifer França

CRP 06/73561 - Formada em Psicologia pela Universidade de Taubaté. Especialista em Psicologia Hospitalar em Cardiologia pelo Instituto do Coração – HCFMUSP, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia e Diretora Científica do Departamento de Psicologia da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Biênio 2016-2017).

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