Talvez o maior benefício do consumo diário seja o prazer de saborear uma boa xícara de café bem passado na companhia de quem nós gostamos. Mas será mesmo que começar o dia só depois de uma boa xícara de café faz bem?

Pesquisa no InCor

De acordo com a pesquisa de Luiz Antonio Machado César do Instituto do Coração – InCor, o café não faz mal a saúde se consumido moderadamente, até quatro xícaras ao dia. Sua pesquisa mostra também que não há evidências de que o café seja ruim para pacientes portadores de doenças do coração.
Como resultado de sua pesquisa Luiz Antonio observou que o café de torra escura não causou aumento de pressão arterial nos pacientes depois de quatro semanas ingerindo quatro xícaras por dia, mas notou que os pacientes conseguiam andar mais na esteira. Observou também um discreto aumento no colesterol bom e ruim.
Importante: sempre converse com seu cardiologista sobre o consumo de café em sua dieta.

O café não contem apenas cafeína

O cafezinho tem mais elementos em sua composição como sais minerais (2-4%), ácidos clorogênicos e quinídeos (2-4%), niacina ou vitamina PP (B3 ou ácido nicotínico) (1%) além da cafeína (1-2%) e centenas de óleos voláteis responsáveis pelo aroma e sabor da bebida.

A melhor forma de consumir café

O café coado é a forma mais saudável de consumir a bebida já que o café fervido libera grandes quantidades de hidrocarbonetos prejudiciais. O ideal é passar a água quente (não fervendo) através do filtro com o pó do café, pois além das substâncias nocivas, o filtro também elimina a maior parte dos compostos que provocam o aumento do colesterol. Mas é preciso cuidado para não exagerar com a quantidade de açúcar!

Outros benefícios do consumo moderado de café no dia a dia

  • É rico em antioxidantes;
  • Alivia o estresse;
  • Melhora o humor;
  • Combate o cansaço;
  • Melhora a memória;
  • Combate dor de cabeça e enxaqueca;

Agendar consulta