Conheça um pouco mais sobre o Dr. Bruno, sua história, seus hobbies e os motivos que o levaram a escolher a medicina e, em especial, a Cardiologia.

1) Fale nos um pouco das suas origens, o Bruno Nogueira antes do Doutor.

Não sou de São José dos Campos, venho do oeste do estado de São Paulo, mas me sinto joseense. Desde criança já sonhava com a oportunidade de poder ajudar as pessoas e me encantava muito a figura do médico que, através do seu conhecimento, poderia salvar vidas. Tenho dificuldade de dizer antes do “doutor” pois me sinto o mesmo Bruno daquela época, feliz em poder ajudar e diminuir o sofrimentos das pessoas.

Dr. Bruno Nogueira Cardiologista – Perfil 02 - Coração Vivo

2) Quais os seus hobbies, o que você se dedica além da medicina.

Gosto muito de música, especialmente bossa nova, e tenho como hobby tocar violão.

3) E o que o levou a escolher a medicina? Em particular a cardiologia?

A possibilidade de poder ajudar, contribuir para o bem estar das pessoas, diminuir o sofrimento das pessoas de alguma forma. E a cardiologia vem de encontro com esse desejo, pois é uma especialidade dinâmica que lida com um órgão vital, o coração.

4) E como decidiu fazer sua especialização no InCor?

O INCOR foi um sonho que tenho orgulho de dizer que realizei. É uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa do mundo e me dediquei muito para passar no concurso de residência. Foi um período árduo de trabalho e estudo, mas valeu muito a pena.

5) Qual a sua experiência como cardiologista antes da Coração Vivo?

Trabalhei em vários lugares antes e posso dizer que em todos os lugares que passei aprendi muito e fiz grandes amigos, mas sempre senti que tinha o dever de fazer a cardiologia do meu jeito, algo que fosse de coração e alma.

6) O nome Coração Vivo é bastante interessante, qual a sua origem?

Esse nome vem do desejo de transmitir aos meus pacientes o conceito de que estar bem fisicamente depende da vontade aliada a atitude. Se quisermos saúde temos que fazer nossa parte. Esse nome sugere que para ter um coração saudável temos que ser vivos, ativos.

7) O que motivou a escolha da cidade de São José dos Campos para abrir sua clínica?

Durante minha residência de cardiologia fui convidado para trabalhar com colegas de nossa região, comecei nos plantões e logo em encantei com a cidade que transpira trabalho e progresso.

8) Você teve uma experiência em Boston, nos Estados Unidos. Qual a diferença entre a saúde americana e a brasileira?

Durante a residência no INCOR tive a oportunidade de estagiar no Brigham and Women`s Hospital, que é o hospital universitário da Escola de Medicina de Harvard. Foi um aprendizado grandioso, mas fiquei tranquilo pois vi que a cardiologia brasileira encontra-se em alto nível também.

Dr. Bruno Nogueira Cardiologista – Perfil 03 - Coração Vivo

9) Existe muito investimento em tecnologia por todos. Mas o que você acha que realmente diferencia um profissional da saúde?

Ouvi de um professor que um bom médico é aquele que gosta de “gente”, que escuta seu paciente, que o examina, que o enxerga como um indivíduo completo. Sem esse olhar atento ao ser humano, a tecnologia tem um papel limitado. Mas quando se alia tecnologia à observação clínica, todos saem ganhando.

10) E quais os planos para o futuro?

Os planos para o futuro são de uma contínua busca pela excelência no cuidado com meus pacientes, mantendo a busca pelo conhecimento nos congressos nacionais e internacionais que tenho participado. Manter o ambiente de nossa clínica sempre acolhedor e resolutivo aos nossos pacientes. Cumprir minha missão sempre de forma digna e honrada.


Conheça mais sobre o trabalho do Dr. Bruno Nogueira como Cardiologista em São José dos Campos aqui e saiba sobre a Clínica Coração Vivo aqui.

Agendar consulta