O SRA é um exame que detecta uma arritmia chamada Fibrilação Atrial na sua forma chamada paroxística, que se apresenta assintomática em 40% dos pacientes e consegue ser diagnosticada através de Holter 24h em somente 50% dos casos.

A importância do Exame SRA – Stroke Risk Analysis

Essa arritmia pode causar formação de coágulos no coração, levando ao Acidente Vascular Isquêmico (derrame), como primeira manifestação. O Exame SRA consiste em um algoritmo que analisa detalhes nos traçados de 1h de eletrocardiograma e pode dizer se o paciente tem risco aumentado de fibrilação atrial paroxística, que na maioria das vezes é assintomática. Foram realizados estudos que mostraram uma sensibilidade de 89% e especificidade de 81% com esse método!

Diagnóstico Precoce

Essa ferramenta permite o diagnóstico precoce e melhora as chances do paciente com um tratamento mais efetivo e um acompanhamento mais frequente, visando reduzir os casos de Acidente Vascular Isquêmico (derrame) relacionados a essa arritmia.

O que é a Fibrilação Atrial Paroxística

A Fibrilação Atrial Paroxística é uma arritmia que gera a perda da contração dos átrios, levando a um turbilhonamento do sangue nessa cavidade e aumentando assim a chance de formação de coágulos dentro do coração. Essa arritmia é mais frequente em pacientes com mais de 65 anos e que tenham doenças associadas como hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo e insuficiência cardíaca.

Vamos cuidar da saúde do coração?

Agendar consulta