Muitas pessoas que tiveram Covid-19 relatam algum tipo de sequela após a recuperação da doença, mesmo entre os que apresentaram sintomas mais leves da doença.
Entre as sequelas relatadas estão fadiga, sonolência, dor de cabeça, ansiedade, depressão e até disfunção cognitiva. A partir desses relatos pesquisadores brasileiros fizeram o maior estudo no país sobre os efeitos da Covid-19 no cérebro.
O Laboratório de Neuroproteômica (LNP) – UNICAMP estuda os efeitos da Covid-19 no cérebro
Os pesquisadores do Laboratório de Neuroproteômica (LNP) da UNICAMP, com ajuda da USP. avaliaram mais de 80 ressonâncias magnéticas de pacientes que tiveram Covid-19 dois meses antes do exame e que relataram alguma daquelas sequelas.
O resultado?
Os pesquisadores observaram uma atrofia da região frontal do cérebro, parte importante responsável pelo nosso raciocínio e atenção.
Outra observação importante foi o alvo preferido da Covid-19 no cérebro: os astrócitos, células estrelada que dão sustentação como fontes de combustível para aos neurônios. Quando são atacadas pelo vírus tem seu funcionamento prejudicado, inteferindo na fonte de alimentação dos neurônios prejudicando seu funcionamento ou até matando as células cerebrais.
Se você apresenta algum desses sintomas procure ajuda médica, é muito importante cuidar da sua saúde da cabeça aos pés!