https://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2019/09/setembro-amarelo-coracaovivo.jpgSetembro Amarelo e o cuidado com a saúde mental
 

Setembro Amarelo e o cuidado com a saúde mental

Para marcar o mês em que acontece o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio foi criada a campanha Setembro Amarelo. São 30 dias dedicados à divulgação de ações que chamam nossa atenção para a importância devida do cuidado com a saúde mental.

Depressão e suicídio

A depressão é uma doença séria que pode levar a graves consequências se ignorada. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas.

Isso mostra a importância de iniciativas que buscam a prevenção. Mas a medida mais importante é a educação: quebrando tabus, conversando, ouvindo e, principalmente, compartilhando informações importantes sobre como buscar ajuda.

Jennifer F. O. Nogueira, Psicóloga da Clínica Coração Vivo e Diretora Executiva do Departamento de Psicologia da SOCESP (Biênio 2018/2019) explica:

“A depressão é um fator de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular, assim como influencia no curso e tratamento dessas doenças. Hoje a depressão tem se manifestado cada vez mais cedo, e os adolescentes têm apresentado alto índice de depressão e suicídio. Adolescentes cardiopatas, pela própria doença, são privados de ir a escola, muitas vezes praticar atividade física e esportes, sofrendo com a falta de convívio social. Essas são situações que podem agravar sintomas depressivos. Campanhas como a do Setembro amarelo sensibilizam a sociedade para o cuidado de doenças emocionais.”

Concluindo, observe seus amigos e familiares. Ofereça apoio e esteja aberto para ouvir.
Mas é importante buscar ajuda com profissionais preparados como psicólogos e psiquiatras.

Conheça a campanha Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Visite o site oficial da campanha. Saiba como ajudar, fique por dentro e compartilhe 💛

https://www.setembroamarelo.org.br

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/