http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/07/festa-junina.jpghttp://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/07/festa-junina.jpgAproveitou as festas juninas e julinas e pesou a consciência? Saiba que nem tudo o que comeu faz mal a saúde!
 

Aproveitou as festas juninas e julinas e pesou a consciência? Saiba que nem tudo o que comeu faz mal a saúde!

Ninguém resiste às delícias da culinária típica das festas juninas e julinas, muitos esperam o ano todo para experimentar os pratos e sempre vem aquela dúvida: será que descuidei muito da saúde ao aproveitar todos os sabores dessa época tão gostosa do ano?

A resposta rápida é NÃO, dá pra curtir os sabores das festas e também cuidar da saúde. Boa parte dos alimentos usados como ingredientes fazem bem para nossa saúde, só vai depender de como são preparados e consumidos cada prato que apresentaremos agora.

Comidas típicas de festas juninas e julinas que fazem bem

Canjica Tradicional
A canjica é um dos alimentos mais nutritivos dessa lista. Na receita há leite que é rico em sais minerais, como cálcio, potássio, sódio e magnésio, em vitaminas A, D, B2, B12 e triptofano. Além de tudo isso tem ácido fólico, que previne doenças e envelhecimento precoce. Todo benefício da canjica pode ser prejudicado com uso excessivo de leite condensado e açúcar.

Arroz doce
Como a canjica, o arroz doce tem todas as qualidades do seu ingrediente principal, com cálcio, fósforo, ferro e potássio. Também é importante tomar cuidado e evitar o uso de leite condensado e açúcar refinado.

Pipoca
A pipoca caseira tem uma quantidade de fibras, um pouco de vitamina A e é um forte antioxidante. Fuja dos excessos de sal e manteiga e das pipocas industrializadas.

Milho cozido
É rico em carboidratos e nutrientes como vitamina B1 e B2, vitamina E e fibras. Também possui dois antioxidantes: zeaxantina e luteína. Mas deve-se evitar o acréscimo excessivo de sal, margarina ou manteiga.

Amendoim
Fonte de ácidos graxos monoinsaturados (as gorduras boas) e fibras. Contém também ferro, fósforo e potássio. Só tenha cuidado: na paçoca e no pé de moleque o excesso de açúcar torna o amendoim menos saudável para sua saúde, recomendando-se o consumido com muito cuidado e bastante moderação.

Tapioca
Tem poucas calorias e é rica em fibras hidrossolúveis. Sua variedade de recheios podem ser escolhas mais saudáveis como o coco (vitamina E e antioxidante), carnes magras sem gordura aparente, queijo cottage ou ricota, que são recheios menos gordurosos.

Pinhão
A semente de araucária é rica em ferro, manganês, zinco, fósforo, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras e proteínas. Mas é preciso cautela na hora de consumir, cada semente tem cerca de 20 calorias, então muito cuidado para não exagerar na quantidade.

Caldo de feijão
Se preparado com carnes mais leves como a carne seca, lombo ou músculo, é um prato perfeito. Além de muito gostoso tem todos benefícios do grão de feijão, como: proteína, ferro e antioxidantes.

Quentão
Não só ajuda a esquentar como também é bom para a digestão. Ele é antioxidante, com vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Como leva álcool na receita, beba com moderação.

Mais algumas dicas para uma festa mais saudável

1) Não coma tudo de uma vez: Mesmo que tem esperado o ano todo para experimentar algumas delícias das festas, tome cuidado com os excessos. Para pegar leve na festa o conselho é não ir com fome. Faça um lanche leve em casa antes de sair, isso ajuda a não perder o controle nos quitutes.

2) Teste receitas mais light: Se você for o cozinheiro da festa experimente receitas mais leves substituindo leite condensado e açúcar refinado por demerara ou mascavo e use o sal com moderação.
No quentão experimente receitas que substituem o álcool por chá mate e no vinho quente use suco de uva.

3) Consuma as bebidas com moderação: Tanto o quentão quanto o vinho quente levam álcool na receita. Não exagere na quantidade e evite consumi-las em jejum. Uma boa ideia é beber bastante água entre um copo e outro.

4) Não deixe de se exercitar: A hora da quadrilha não é só um momento de diversão. Aproveite a animação da música para dançar e se exercitar. Mesmo que por pouco tempo, qualquer exercício é benéfico para sua saúde.

Aproveitar com moderação

Enfim, se você achava que as comidas tradicionais das festas juninas e julinas não combinam em nada com um estilo de vida mais saudável, bem, é hora de mudar de ideia! E pode ficar tranquilo, que aproveitar o arraiá não faz tanto mal assim!

Mas aproveite a volta das férias para fazer um check-up geral e se preparar o resto do ano!

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation