http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2016/06/Os-riscos-de-doencas-cardiacas-aumentam-no-inverno-coracao-vivo.jpgOs riscos de doenças cardíacas aumentam no inverno
 

Os riscos de doenças cardíacas aumentam no inverno

Com a queda das temperaturas no inverno aumentam os riscos de doenças cardíacas, transformando a época do ano em uma das mais perigosas para quem tem problemas com a saúde cardiovascular.

Diversos estudos foram feitos nos últimos anos, tanto no Brasil quando na Europa, e seus resultados mostram a relação das baixas temperaturas com um aumento considerável nos óbitos por consequência de problemas cardiovasculares durante os meses mais frios do ano, em comparação direta aos meses mais quentes.

O aumento de Doenças cardíacas durante o inverno

Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração), durante o inverno tem um aumento de 20% a 25% na incidência de doenças cardiovasculares e os riscos aumentam para idosos e pessoas de qualquer idade que apresentem colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes e tabagismo.

Isso serve de alerta para quem tem alguma condição cardíaca: aumentar os cuidados nos dias mais frios do ano.

Possíveis causas

A exposição ao frio força reações do corpo humano que sobrecarregam o sistema cardiovascular que precisa trabalhar mais para manter o equilíbrio da temperatura. Outras reações são constrição de vasos sanguíneos (estreitamento da passagem do sangue), respiração pela boca (superficial) e aumento da frequência cardíaca. O estreitamento dos vasos pode reduzir a circulação de sangue até o coração podendo causar isquemia (falta de circulação nas artérias coronárias), angina (dor no peito) ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio, podendo ou não levar à morte.

Para completar, no período do inverno o organismo está mais suscetível à infecções virais que também demandam mais esforço do indivíduo.

Cuidados

Deve-se ter muito cuidado com os hábitos alimentares que tendem a sair do controle no frio e é preciso praticar atividades físicas mesmo em baixas temperaturas. Evitar ao máximo a exposição ao frio sem proteção e mudanças bruscas de temperatura, o conhecido choque térmico.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation