http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/11/novembro-azul-coracao-vivo.jpghttp://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/11/novembro-azul-coracao-vivo.jpgNovembro azul e a conscientização pelo cuidado com a saúde masculina
 

Novembro azul e a conscientização pelo cuidado com a saúde masculina

O mês de novembro é marcado pela cor e pela campanha Novembro Azul, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, em especial os homens, para o cuidado com a saúde masculina.

A campanha

A campanha idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida ganhou destaque em 2012 e tem levado informação e conscientização aos quatro cantos do país. As principais funções do Novembro Azul é conscientizar todas as pessoas sobre o perigo do câncer de próstata, promover a prevenção e desconstruir preconceitos e levar informação e a todos em favor da saúde masculina. Foi escolhido o mês de novembro para aproveitar a comemoração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

No Mundo

Em diversos países do mundo a campanha é conhecida por Movember, da junção das palavras moustache e november (bigode e novembro em inglês). Durante todo o mês de novembro homens são convidados à participar de encontros onde são discutidos temas como cuidados com a saúde, prevenção de doenças, apoio para que está passando por momentos difíceis por conta de doenças, etc. Também são incentivados a cultivar suas barbas e bigodes e com essas atividades também acontecem campanhas para arrecadar dinheiro para entidades que cuidam da saúde masculina ao redor do mundo.

Zico - novembro azul - coração vivo

Alcance da campanha no Brasil

Em 2014 foram mais de 60 mil pessoas impactadas por meio das mais de 2.200 ações realizadas em todo o Brasil com:

    • Cerca de 1.500 palestras;
    • Iluminação azul durante o mês inteiro em diversos pontos turísticos brasileiros;
    • Adesão de celebridades em apoio à campanha;
    • Sessões solene no Senado Federal e na Câmara dos Deputados;

Prevenção: a importância dos exames

Fazer todos seus os exames solicitados durante seu check-up de rotina com certeza faz parte das ações de prevenção.

A Sociedade Americana de Urologia recomenda que o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) seja realizado anualmente por homens a partir dos 45 anos. Além dele, também é importante o exame físico da próstata pelo seu médico. Esse exame é o que mais tem resistência e preconceito entre os homens. Fonte: Hospital São Paulo – Teresina/Piauí.

Conheça: o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. Contudo, a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%. No entanto, há ainda um vilão nesta batalha: cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos. Fonte: site novembroazul.com.br

Só compartilhamento do conhecimento e da noção de que cuidar da saúde também é coisa de homem vai ajudar a combater esse mal. Participe, compartilhe com seus amigos e parentes, quanto mais gente participar mais forte será a campanha e mais resultados serão alcaçados.

E, principalmente, não deixe de consultar seu médico e fazer seu check-up anual.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

No comments yet.

Join the Conversation