http://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2015/05/pedalando-com-o-coracao-coracao-vivo.jpgPedalando com o coração
 

Pedalando com o coração

Seja para diversão ou para trabalho, a bicicleta é uma grande aliada da sua boa saúde. Os benefícios para quem pedala regularmente são muitos, desde a melhora no condicionamento físico até economia de combustível. É um verdadeiro caso onde todo mundo ganha: a cidade ganha menos carros, o planeta ganha menos poluição, o ciclista ganha saúde e disposição e ainda de quebra economiza com combustível ou passagens de transporte público.

É um dos esportes mais fáceis de se começar, não exigindo nada mais do que disposição e uma bicicleta, e é uma das principais escolhas feitas por pessoas sedentárias que querem introduzir uma prática esportiva na vida, junto com a corrida e a caminhada. Mas como todo esporte, exige cuidados e acompanhamento médico.

Benefícios para a sua saúde

  • Melhora geral no condicionamento físico
  • Ajuda na prevenção de doenças cardíacas
  • Melhora na postura corporal
  • Aumento do tônus muscular nos membros inferiores
  • Uma pedalada leve consome 400 calorias por hora
  • Redução de peso
  • Baixo impacto, preservando articulações importantes como o joelho

Benefícios sociais e econômicos

E claro, a bicicleta traz uma série de benefícios sociais e econômicos tanto para quem pedala quanto para o resto das pessoas, principalmente quando usada regularmente para ir ao trabalho ou escola, por exemplo.

  • Não polui o meio ambiente
  • Não faz barulho
  • Ajuda a diminuir o número de carros nas ruas, reduzindo congestionamentos
  • Diminui o estresse de ficar preso no trânsito
  • Promove a socialização entre os ciclistas em eventos e passeios coletivos
  • Faz bem a saúde

Cuidar da saúde antes é muito importante

Antes de praticar qualquer tipo de esporte é muito importante visitar seu médico, principalmente quem é sedentário. Faça uma check-up geral e saiba das suas condições de saúde antes mesmo de subir na bicicleta pela primeira vez. Com isso você poderá pedalar sem medo.

Dicas

Sobre a bicicleta: escolha a certa para cada tipo de atividade, sendo que existem modelos para passeios casuais pela cidade, modelos de velocidade para corrida em asfalto e modelos para trilhas de terra e locais acidentados. Cada tipo de bicicleta tem características e preços diferentes. Mesmo as mais baratas e as mais caras podem oferecer condições de ganhos na sua saúde. A verdade é que qualquer bicicleta pode ser usada para se exercitar.

Sobre os locais: procure lugares com pouca circulação de carro e muitas árvores para garantir a melhor qualidade do ar possível dentro da sua região. Se possível, pedale em parques ou campos abertos. Se escolher pedalar na cidade, procure locais com ciclovias e tente ficar longe de ruas e avenidas muito movimentadas.

Segurança: evite pedalar sozinho ou em lugares com pouca segurança. Busque sempre andar em lugares que já conhece e de preferência em grupos com outros ciclistas.

Independente do seu objetivo, adotar a bicicleta como meio de transporte, treino, competição ou lazer com a família vai fazer bem a sua saúde, só lembre que antes de subir na bicicleta é bom consultar o seu cardiologista.

E boas pedaladas!

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