Substitua resoluções de ano novo por pequenas mudanças de hábito
 

Substitua resoluções de ano novo por pequenas mudanças de hábito

As famosas resoluções de ano novo são decididas durante as festas de fim de ano quando estamos envolvidos com toda emoção e expectativa de mudança que a virada do calendário oferece. Mas depois que passa toda essa emoção algumas delas ficam bem difíceis de cumprir.

Uma da formas de evitar isso é substituir a tradição das resoluções de ano novo por pequenas mudanças de comportamento no seu dia a dia que podem levar a mudanças maiores na sua saúde física e mental ao longo do ano.

A diminuição de açúcar, sal e outros pequenos passos são objetivos mais fáceis de serem atingidos do que atitudes radicais. E em pequenas doses diárias, essas mudanças vão se estabelecendo na sua rotina até se tornarem hábito.

Então para que você não desista de cumprir qualquer resolução de ano novo já em fevereiro, que tal encarar uma série de pequenas mudanças que podem ser feitas a partir de agora?

Atividade física

Estacione o carro um ou dois quarteirões mais longe do local onde está indo ou faça pequenos trajetos a pé como uma ida a padaria, visita a farmácia ou passeio com o cachorro. Essas pequenas mudanças podem ser um bom começo. Outra dica é deixar o elevador e escadas rolantes de lado e só usar escadas comuns. Esses podem ser seus primeiros passos em direção à caminhadas diárias mais longas e ao fim do sedentarismo.

Diminuir açúcar

Conte quantas colheres de açúcar costuma usar no café, leite ou sucos e vá reduzindo o número de colheres usadas a cada mês. Com isso você vai acostumando sua mente e seu paladar com a redução de açúcar. Quando possível troque o açúcar refinado por demerara ou mascavo, mas siga com a redução. Menos é sempre mais nesse caso.

Alimentos mais saudáveis

Não é fácil mudar a dieta de um dia para o outro, mas com um pouco de paciência é possível promover alterações que vão fazer bem para a sua alimentação. Institua um dia da semana para experimentar pratos vegetarianos e pesquise receitas de pratos saborosos com vegetais, você vai se surpreender como é possível ter uma refeição balanceada e ao mesmo tempo muito saborosa, mesmo para quem não é um grande fã de alface.

Pegar leve no sal

O sal é um grande vilão da nossa saúde mas é inegável como tudo fica mais gostoso quando o usamos. Reduzir gradativamente é a saída para quem quer ficar mais saudável. Reduza devagar o quanto de sal usa nas refeições preparados e tire os saleiros da mesa. Outra fonte de sal (como sódio) são as bebidas industrializadas como sucos e refrigerantes. Sucos naturais com pouco açúcar e água com gás ajudam a deixar de tomar esses verdadeiros sucos de sódio.

Bebidas alcóolicas

Fontes imensas de calorias, as bebidas alcoólicas podem causar problemas no fígado, além de serem responsáveis por desidratação do corpo, fora os riscos de acidentes. Limitar o consumo aos finais de semana, a quantidade ingerida a cada vez ou apenas em eventos sociais já é um passo. Se estiver muito difícil ou causando problemas é melhor procurar ajuda profissional.

Menos estresse

Mude seu itinerário habitual, passe por ruas que não conhece ainda, explore sua cidade todos os dias. Não se deixe levar pela loucura do trânsito, evite dirigir nas ruas mais engarrafadas da cidade e quando não for possível evitar, experimente fechar os vidros e colocar pra tocar suas músicas preferidas (as mais calmas de preferência).

Cultive um hobby

Atividades sem objetivos práticos, os hobbies tem o único sentido de nos fazer mais felizes. Sim, colecionar coisas, tocar um instrumento, fazer artesanato, são atividades que nos trazem prazer e acalmam. Dedique-se a algum hobby e comece a notar a diferença.

Passo a passo

E isso vale para qualquer mudança que queira fazer na sua vida, relacionada à saúde ou não. Basta dar pequenos passos diariamente que de pouco em pouco se tornam hábitos para uma vida inteira.

Continue mudando gradativamente todos os dias e quando menos perceber sua vida estará cheia de hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/

There are 1 comments. Add yours

  1. 19th janeiro 2016 | José Ferreira e Bernadete Rezende says: Responder
    Parabéns pelas informações publicadas neste site, muito instrutivas e práticas. Continuem, pois contribuem para a saúde e melhor qualidade de vida de todos nós.

Join the Conversation