https://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2020/02/5_principais_transtornos-mentais_sauda_mulher_coracaovivo.jpg5 principais transtornos mentais e a saúde na mulher
 

5 principais transtornos mentais e a saúde na mulher

Quando falamos de saúde da mulher observamos que as diferenças sociais e biológicas podem influenciar na incidência de alguns transtornos mentais com diferente frequência do que ocorre em homens.

As diferentes exigências sociais no âmbito profissional e pessoal e sua relação com o equilíbrio entre trabalho e família podem levar mulheres ao estresse e, consequentemente, o desenvolvimento de transtornos mentais.

Os cinco principais transtornos mentais e a saúde da mulher

Depressão

A Depressão é um dos transtornos mentais mais comuns e sua ocorrência é até três vezes maior do que em homens. Na maioria dos casos é causada por disfunções hormonais causadas pela menstruação, gestação e também menopausa.
Tem como sintomas ansiedade, problemas de sono, fadiga, falta de concentração, fome excessiva, pensamentos negativos e até suicidas. O tratamento é através do uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos e do acompanhamento psicológico.

Transtorno de Ansiedade Generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é um transtorno mental que atinge 2 mulheres a cada 1 homem. Pode estar associado à casos de depressão e seu seu tratamento é semelhante, com uso de medicamentos ansiolíticos e com o acompanhamento psicológico.

Transtorno Disfórico Pré-menstrual

O Transtorno Disfórico Pré-menstrual é mais intenso e deve ser encarado com mais seriedade do que a TPM, atinge cerca de 10% da população feminina. Tem com sintomas ansiedade, desequilíbrio de apetite, dores nos seios, irritabilidade e distúrbios de sono e sua principal causa é a alteração de neurotransmissores, como a serotonina. Se tratamento é feito através de remédios como analgésicos, vitaminas, sais minerais e em casos extremos seu médico pode indicar ansiolíticos e antidepressivos.

Transtorno de estresse pós-traumático

O Transtorno de estresse pós-traumático tem um forte fator social quando falamos em saúde da mulher. Além das causas hormonais, após um parto doloroso ou traumático, muitos casos são desenvolvidos a partir da violência doméstica, abuso sexual, entre outros.
Como sintomas apresenta agitação, ataques de pânico, insônia, estresse aumentado, tensão excessiva e seu tratamento deve ser realizado através de um acompanhamento psicológico intenso para amenizar os traumas resultantes e também com o uso de medicamentos, como ansiolíticos. Mas é extremamente importante que cada caso seja avaliado pelo psicólogo para indicar o tratamento mais adequado.

Tratamento e cuidado com a saúde mental da mulher

Todos transtornos têm tratamentos que trazem resultados e uma melhora na qualidade de vida da paciente, sejam eles com o acompanhamento psicológico ou associado ao uso de medicamentos.

Evite o auto diagnóstico e nunca tome remédios sem orientação médica. Procure um psicólogo para cuidar bem da sua saúde mental e viver uma vida plena e mais tranquila!

Terapia EMDR

A Terapia EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) foi criada para o tratamento do Transtorno de estresse pós-traumático, com muitos resultados positivos. Conheça mais dessa terapia aqui na Clínica Coração Vivo.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/