https://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2020/02/saude-do-coracao-na-terceira-idade.jpgComo manter a saúde do coração na terceira idade
 

Como manter a saúde do coração na terceira idade

Com a idade é natural que a nossa saúde comece a ficar mais frágil. E é claro que com o nosso coração não seria diferente.

Coração, o músculo mais importante

Um dos músculos mais importantes do nosso corpo, o coração é responsável por uma tarefa exaustiva de muita importância: bombear litros de sangue para manter nosso corpo funcionando, 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante toda a nossa vida.

Por isso é tão importante cuidarmos da sua saúde desde sempre, mas redobrar os cuidados com a saúde do nosso amigo do peito na terceira idade.

Casa do Idoso

Dr. Bruno A. A. Nogueira, cardiologista e Diretor Técnico da Clínica Coração Vivo tem muita experiência com a saúde do coração do idoso com o seu trabalho de 7 anos como cardiologista na Casa do Idoso, em São José dos Campos.

Para o Dr. Bruno é muito importante o acompanhamento do Idoso com cardiologista, pois “a saúde do Idoso tem características próprias que vem da idade e o acompanhamento constante é crucial para evitar fatores de risco ou se preparar para o tratamento quando necessário”.

O cardiologista lembra também que “por mais incrível que pareça, uma boa higiene bucal é importante! Infecções na gengiva são fatores de risco para o desenvolvimento de cardiopatias”.

Dicas para manter a saúde do coração na terceira idade

Em resumo, para ter um coração mais saudável após os 60 anos:

  • Pratique algum tipo de exercício físico regularmente, como caminhada;
  • Realize atividades com familiares e amigos pois o convívio social é extremamente importante;
  • Alimente-se bem com uma dieta saudável e balanceada rica em fibras, com baixo teor de gordura e de colesterol;
  • Mantenha uma boa higiene bucal;
  • Limite o consumo de álcool e evite o fumo;
  • Cuide da sua rotina de sono e respeite o que seu corpo precisa;
  • Faça check-ups regulares e tome todos os medicamentos conforme indicado pelo seu médico.

Consulte o cardiologista com mais regularidade

E é importante que consulte regularmente seu cardiologista, com visitas e exames anuais a partir dos 60 anos. O devido acompanhamento, tratamento e prevenção contribuem para a redução dos riscos de cardiopatia e assim viver uma vida mais tranquila cuidando da saúde do coração na terceira idade!

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/