Como passar por este período de quarentena e manter a saúde mental?
 

Como passar por este período de quarentena e manter a saúde mental?

Diante da necessidade de quarentena, sentimentos como medo, ansiedade, tédio, raiva, frustração ou irritabilidade, alteração do sono devem intensificar a convivência em família. Teremos que reaprender a conviver tão próximo por tanto tempo. Exercer a flexibilidade para mudar a rotina e utilizar a criatividade para vencer os dias.

Como lidar

  • Limite o consumo de notícias diárias, sempre de fontes confiáveis. Não fique muito tempo em redes sociais, e não compartilhem notícias sem a certeza da fonte ser segura. Obter informações precisas de saúde pública sobre o COVID19, é importante para organizar seus dias e o que se deve fazer para se prevenir. Mas quando em excesso pode gerar muita ansiedade e pânico.
  • Criar uma rotina diária, traz uma sensação de ordem e propósito em sua vida, apesar do momento de incerteza. Nesta rotina organize um momento para prática de atividade física, em casa, o exercício físico traz muitos benefícios na saúde física e mental. Também aproveite para aprender ou aprimorar seus dotes culinários, um momento que pode ser dividido em família. O que vai ajudar a manter uma vida saudável.
  • Manter-se conecta com a família e amigos, através do telefone, chamadas de vídeo e redes sociais.
  • Animais de estimação são fontes de amor e carinho, usufrua deste momento.
  • Utilize estratégias psicológicas para amenizar o estresse. Mantenha-se realista e objetivo em sua avaliação dos acontecimentos, procure NÃO catastrovizar. Concentre-se no que é possível realizar hoje e pratique a resiliência (aceitar aquilo que não pode mudar). Existem aplicativos que auxiliam no relaxamento, melhora do sono, prática de yoga.
  • Não utilize de álcool ou drogas como forma de lidar com o estresse e o isolamento. Considere buscar auxilio em telesaúde em psicoterapia, mas sempre procure um serviço seguro e qualificado. Se já faz um acompanhamento psicoterápico, não há necessidade de interromper, os psicólogos são autorizados a realizar atendimentos online.
  • Como tratar o assunto do isolamento com crianças e idosos?

    O assunto deve ser tratado sempre de forma clara e realista, mas com uma abordagem lúdica para crianças por exemplo, de forma que ela compreenda. É esperado que as crianças demandem mais atenção e presença, todos estamos inseguros com o que vem acontecendo, e as crianças não são diferentes. Neste sentido, os pais e/ou responsáveis são a referência de segurança. As dicas de criar rotinas servem para todos, inserir as crianças e idosos nesta retina é importante para senso de normalidade, pertencimento e propósito de vida.

    Author Description

    Redação do Site

    Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/