https://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2001/03/artigo-orientacao-coronavirus.jpgOrientações importantes para os pacientes – Coronavírus (COVID-19)
 

Orientações importantes para os pacientes – Coronavírus (COVID-19)

Estamos passando por uma pandemia mundial do coronavírus (COVID-19) e achamos importante oferecer informações e esclarecimentos para nossos pacientes, amigos e familiares sobre as condições para exame, consulta ou demais procedimentos.

Artigo atualizado em 20/03/20 – 16h00

A partir do dia 23 de Março de 2020 a Clinica Coração Vivo permanecerá aberta mas com horário reduzido, visando a redução de circulação de pessoas e a segurança de todos. O atendimento será mantido para casos que tenham urgência e grande necessidade e serão remarcados consultas e exames de rotina.

Horário será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Diante do ofício do Conselho Federal de Medicina, que passa a aceitar atendimento a distância, já estamos trabalhando firmemente para oferecer aos nossos pacientes um canal seguro de atendimento nesse momento de distanciamento social.

Em caso de dúvida por favor entrar em contato em nossos canais de atendimento por telefone nos números (12) 3911 2937 ou (12) 3302 5310, por Messenger (inbox do Facebook) ou no email secretaria@coracaovivo.com.br

Estamos todos juntos na guerra contra essa pandemia e esperançosos que nossa união, responsabilidade e fé façam a diferença nesse momento muito difícil.

Limpeza

Os procedimentos de limpeza e higienização da Clínica foram reforçados, com todos profissionais cientes da importância dos cuidados de higienização pessoal e do ambiente. A Coração Vivo oferece todo cuidado necessário para o paciente e também coloca a disposição álcool gel para higienização pessoal.

E quem apresenta sintomas?

Todos os pacientes que apresentem sintomas semelhantes aos da gripe (tosse, febre, coriza e dor no corpo) devem entrar em contato com a recepção da clínica para transferir a data da sua consulta ou em caso de urgência verificar a disponibilidade de consulta através de atendimento a distância através de conferência via internet, bem como remarcar exames ou demais procedimentos.

Os contatos podem ser feitos por telefone nos números (12) 3911 2937 ou (12) 3302 5310.

Atendimento Psicológico

Para consultas de psicologia seguimos as orientações do CRP – Conselho Regional de Psicologia para atendimento presencial e caso o paciente tenha sintomas como os da gripe ou sinta-se pouco a vontade para o atendimento presencial é possível o atendimento psicológico à distância, através de conferência via internet, dentro das normas estabelecidas pelo CRP.

Acompanhantes

Para pacientes em consulta orientamos que não venham com acompanhantes, exceto nos casos de extrema importância, para evitar aglomeração de pessoas fora de atendimento na recepção da clínica.

Grupos de Risco

O Covid-19 oferece um risco aumentado para pacientes de acordo com a idade e condições de saúde, como por exemplo:

  • Idosos: Sistema imunológico menos eficiente pela idade, fragilidade de pulmões/mucosas e idas mais frequentes aos hospitais arriscando exposição ao vírus.
  • Hipertensos: o vírus pode afetar o músculo cardíaco, causar miocardite (inflamação do miocárdio), arritmias ou necrose pulmonar.
  • Diabéticos: excesso de glicose no sangue e processo inflamatório ativo afetam o sistema imunológico, dificultam o diagnóstico e podem levar a uma infecção mais grave.
  • Doença Respiratória Crônica: o Coronavírus enfraquece o pulmão e sistema imunológico e abre brecha para uma infecção bacteriana secundária grave.
  • Doença Renal Crônica: são usados medicamentos que reduzem a imunidade, além da falta de hormônios renais importantes na produção de glóbulos vermelhos.

Principais sintomas, transmissão e como se proteger

  • De leve a moderada, pode ficar mais grave em doentes crônicos ou com imunidade baixa. Principais sintomas: febre, tosse e dificuldade de respirar.
  • Transmite no contato com pessoas doentes por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, aperto de mão ou até objetos e superfícies contaminados.
  • Lave as mãos constantemente com água e sabão, ou utilize o álcool em gel 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca, principalmente com as mãos não lavadas.
  • Não compartilhe objetos pessoais como talheres, toalhas, pratos ou copos, mantenha os ambientes ventilados e evite aglomerações de pessoas.
  • Se adoecer lembre-se: ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do braço, evite contato físico e fique em casa até melhorar.

Evite aglomerações de pessoas e contato com suspeitos de contaminação, siga rigorosamente seu tratamento e as orientações médicas. Se observar os sintomas ou tiver contato com pessoas que desenvolveram a doença procure os postos de saúde ou seu médico.


Fonte: Ministério da Saúde

Importante:
Essas orientações podem ser atualizadas durante todo o período da pandemia, conforme o surgimento de novas determinações do Ministério da Saúde, do Conselho Regional de Medicina e do Conselho Regional de Psicologia.

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/