https://coracaovivo.com.br/sys/wp-content/uploads/2021/08/simone-biles-saude-mental.jpgSimone Biles, saúde mental e a importância de identificar e respeitar nossos limites
 

Simone Biles, saúde mental e a importância de identificar e respeitar nossos limites

A decisão da ginasta Simone Biles de abandonar a final da ginástica artística em Tóquio surpreendeu o mundo em 2021. A atleta era favorita na competição e escolheu deixar a disputa da final e as demais provas que participaria para preservar sua saúde mental.

Isso levanta uma questão importante sobre o peso da pressão psicológica sobre atletas de ponta em competições internacionais e nos lembra como é importante identificar e respeitar também nossos limites para preservarmos nossa saúde do corpo e, principalmente, da mente.

Pressão Psicológica

A exigência de uma performance cada vez maior causa uma constante pressão psicológica em todos nós, no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos, se tornando uma fonte de estresse, aumentando a ansiedade e podendo levar a quadros de depressão.

A psicóloga da Clínica Coração Vivo, Jennifer F.O. Nogueira (@jennifernogueira.psi) comenta: “Todos nós temos pontos frágeis em nossa vida, sejam físicos ou mentais. E respeitar nossos limites não é nenhum demérito, pelo contrário, é coragem, força e sabedoria! Você não precisa fazer o que o mundo espera de você!”.

A psicologia tem um trabalho fantástico com atletas como Simone Biles, quando fazem parte da equipe técnica. Diversas abordagens trabalham com alta performance, como a Terapia EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares).

No dia a dia, você também pode procurar ajuda para identificar e aprender a respeitar os seus limites! Respeite seus limites e cuide da sua saúde mental!

Author Description

Redação do Site

Administração e redação de artigos para as redes sociais e o site Coração Vivo. É quem cuida para que o sistema esteja sempre funcionando e em ordem por aqui! Curta Coração Vivo no Facebook https://www.facebook.com/coracaovivo/